Ispersul Engenharia

Telefone

(51) 3342.8777

ASBI
ISO
30 anos

Obras em Destaque

SAP Labs Brazil - Fase 1

Voltar

Modo de exibição:   1 foto3 fotos5 fotos

 

A SAP, fornecedora mundial de soluções de gestão empresarial, inaugurou, em 2009, o SAP Labs Brazil no Centro Tecnológico da Unisinos. Com investimento de R$ 42 milhões, este é o nono centro mundial e o primeiro da América Latina voltado para o desenvolvimento de aplicativos e serviços de suporte para a região. O prédio é o primeiro "green building"(prédio sustentável) da companhia em um país em desenvolvimento. A fase 1, consiste em dois blocos totalizando 7,3 mil metros quadrados.


A empresa começou a operar em junho de 2006 na Unisinos, com 21 funcionários no Global Service Centers, que obteve um investimento de R$ 200 mil da Prefeitura. Em 2008, após alterar sua denominação para SAP Labs Brazil, inicialmente contava com 200 colaboradores, porém com a inauguração do prédio da fase 1 a capacidade se elevou para 375 colaborares.

 

O que antes era apenas uma área verde se transformou no palco para a concretização de um plano estratégico desenhado pela SAP desde 2006. O objetivo da gigante alemão de software de gestão empresarial de ter um câmpus próprio no Brasil finalmente ganhou forma no dia 23 de junho do chuvoso inverno de 2009. Na data, foi inaugurado oficialmente o SAP Labs Brazil e, assim, escrito um novo e inédito capítulo na história brasileira: o prédio é o primeiro no país a ter a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) nível gold.

 

Uma das preocupações na concepção foi a questão ambiental, algo esperado para países desenvolvidos, como os Estados Unidos e os europeus, mas um feito singular para o Brasil. O investimento na fase 1 foi de 14,8 milhões de euros. A Unisinos, com sua certificação ISO 14001, que atesta a preocupação com o meio ambiente, foi considerada uma parceria ideal. A única que tornaria viável o objetivo alcançado pelo SAP Labs Brazil, em razão também de contar com rica flora nativa. O projeto arquitetônico valoriza a área verde, com janelas para ela voltadas. Além do grande cuidado com a preservação dos recursos naturais, a empresa também realizou uma pesquisa com seus funcionários para adotar uma linha de móveis que garantisse o bem-estar dos mesmos no ambiente de trabalho.

 

O conceito de LEED envolve também o acesso dos colaboradores à luz natural e ao ar fresco, num ambiente livre de materiais e substâncias tóxicas, como a minimização do impacto ao meio ambiente, não somente durante a construção, mas no seu funcionamento. O projeto do novo edifício foi concebido pelo arquiteto Eduardo de Almeida, de São Paulo, com a principal meta de seguir o padrão de sustentabilidade. As novas instalações foram projetadas com suporte à ventilação natural e de exploração da luz solar. O edifício faz uso inteligente do ar-condicionado, através de um sistema que analisa as condições climáticas para acionar a refrigeração apenas quando realmente necessária.

 

O SAP Labs Brazil é o oitavo da empresa fora da Alemanha. O novo laboratório ocupa uma área total de 22 mil m² e inicialmente abrigará 210 funcionários, mas a previsão era, em 2009, abrigar 500 até 2010.

 

Área de impermeabilização e isolamento térmico executados pela Ispersul Engenharia: 10.952m2.