Ispersul Engenharia

Telefone

(51) 3342.8777

ASBI
ISO
30 anos

Obras em Destaque

Museu Iberê Camargo

Voltar

Modo de exibição:   1 foto3 fotos5 fotos

 

Durante 13 anos, a Fundação Iberê Camargo teve como sede a casa onde o artista viveu e manteve seu ateliê desde 1988, na zona sul de Porto Alegre. Em maio de 2008, porém, a instituição inaugurou sua nova sede, primeira edificação do arquiteto português Álvaro Siza no Brasil. O projeto, que recebeu o Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2002, configura-se como um referencial arquitetônico não apenas para a cidade de Porto Alegre, mas também para o País.

A Fundação conta com uma área total de 8.250m², construída em um terreno doado em 1996 pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, às margens do Guaíba. O trabalho técnico de planejamento do espaço foi realizado ainda em 1999, mesmo ano em que Siza foi convidado a desenvolver a parte arquitetônica, dando início ao projeto – cujas obras foram iniciadas com o lançamento da pedra fundamental, em junho de 2002.

 

Primeira no Brasil a utilizar concreto branco aparente, armado em toda a sua extensão, a construção não utiliza tijolos ou elementos de vedação. Além do impacto plástico, o material oferece alta durabilidade e baixa manutenção. Desenvolvido pela construtora Camargo Corrêa em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, foi um dos vencedores do 3º Prêmio de Tecnologia e Construtividade, criado pela UN Infra-estrutura.

 

Com a inauguração da sede, a Fundação Iberê Camargo pode ampliar todas as suas atividades: o Acervo ganhou as condições mais avançadas de armazenamento e preservação; o projeto de Catalogação e Pesquisa se fortaleceu; o Programa Educativo passou a ter mais atividades e a receber mais escolas; os Ciclos de Palestras cresceram (e passaram a ficar disponíveis em podcasts no site); o Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura ganhou mais espaço e uma programação constante; e, sobretudo, a instituição expandiu seu programa de exposições. Além de apresentar obras de Iberê Camargo e de outros grandes nomes da arte brasileira, nos últimos anos a Fundação realizou mostras em conjunto com instituições como o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e a Fundação Cisneros.

 

Área de impermeabilização e isolamento térmico executados pela Ispersul Engenharia: 7.320m2