Ispersul Engenharia

Telefone

(51) 3342.8777

ASBI
ISO
30 anos

Obras em Destaque

Teatro Feevale

Voltar

Modo de exibição:   1 foto3 fotos5 fotos

 

A cidade de Novo Hamburgo ganhou um novo espaço cultural e multiuso: o Teatro Feevale, localizado no Campus II da universidade (ERS-239, nº 2755). O empreendimento iniciou sua vida cultural dia 20 de setembro de 2011, com a apresentação do tenor de reconhecimento internacional Jose Carreras.


O teatro é administrado em parceria com a Opus Promoções, produtora gaúcha com know how em gerenciar casas de espetáculos dentro e fora do Estado. O local atende as necessidades da instituição de ensino, que tem um ambiente próprio para realizar formaturas e outros eventos acadêmicos e ainda serve de cenário para diversas produções artísticas, colocando a região do Vale dos Sinos no roteiro de espetáculos nacionais e internacionais. O espaço cultural tem cerca de 10.500 m² e pode receber até 1831 espectadores.

 

O palco, em estilo italiano, está projetado com área total de mais de 500m2, altura de 19m, largura de 36m e profundidade de 15m. A casa priorizou a utilização dos mais modernos mecanismos cênicos, desde os equipamentos de bastidores, da iluminação, acústica, aos elementos para o conforto, segurança e acessibilidade ao público. Possui em suas dependências cinco camarotes, com 27 poltronas cada, e um backstage que comporta oito camarins, dois deles com capacidade para até 30 pessoas.

 

Destaque por seus projetos inovadores e de caráter comunitário, a Universidade Feevale contribui, mais uma vez, com o crescimento da região. O projeto, desenvolvido pelo arquiteto Alan Astor Einsfeldt, segue a linha dos melhores teatros do país, combinando conforto e modernidade. A acústica do espaço tem qualidade impecável, respeitando a variação de áudio dos diversos tipos de eventos, sem comprometer a clareza de cada um deles. A categoria sonora que demanda o novo espaço cultural é assinada pela Solé Associados, empresa com expertise neste segmento em casas de diversas partes do país, e que também é responsável pela cenotecnia do Teatro Feevale.

 

 

O projeto do Teatro Feevale atende à NBR 9050, norma brasileira que trata sobre acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Estão previstos 13 espaços provisionados para cadeirantes e 32 para obesos. Também foi construído, ao lado do Teatro, um edifício garagem de sete pavimentos e com 10.000m², que disponibiliza cerca de 500 vagas para veículos de passeio.

 

Desde sua inauguração, o Teatro já recebeu diversos artistas. Entre eles, Chico Buarque, Rita Lee, MPB4, Kid Abelha e Orquesta Buena Vista Social Club.

 

O novo espaço faz parte do portfólio de investimentos da Opus Promoções em casas de espetáculos. Só no Rio Grande do Sul, a empresa opera no Teatro do Bourbon Country, além de ser responsável pela revitalização do Auditório Araújo Vianna, que ficará sob sua administração junto com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Em São Paulo gerencia o Teatro Bradesco – eleito duas vezes como o Melhor Teatro paulistano pela Revista Época São Paulo, pela crítica e público – e, em Natal, Rio Grande do Norte, inaugurou, junto com o Grupo Guararapes, o Teatro Riachuelo. Em 2013, a empresa pretende lançar mais um espaço cultural no Shopping Village Mall que está sendo construído na Barra da Tijuca, na capital do Rio de Janeiro.


Área de impermeabilização executada pela Ispersul Engenharia: 6.000m2